Mais de 96% dos pacientes com “Hepatite C” são curados no Brasil

by:

Business

O Ministério da Saúde em 2015 conseguiu incluir na lista medicamentos para Hepatite C, o uso de três medicamentos importados que estão revolucionando o tratamento da doença em todo o país.

Segundo matéria o Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem), no Norte do pais  mais de 250 pacientes já foram tratados em 2020 com 96% de cura.

A hepatite C é uma infecção viral que causa inflamação do fígado, às vezes levando a danos graves no fígado. O vírus da hepatite C (HCV) se espalha através do sangue contaminado.

Até recentemente, o tratamento da hepatite C exigia injeções semanais e medicamentos orais que muitas pessoas infectadas pelo HCV não podiam tomar por causa de outros problemas de saúde ou efeitos colaterais inaceitáveis.

 

Agora temos  três os antivirais de ação direta, que combinados em duplas, agem diretamente na regeneração do fígado.

Os medicamentos foram desenvolvidos para inibir o local de replicação da Hepatite C. “São eles o Epclusa, Sofosbuvir e Harvoni  que são inibidores da protease, da polimerase, e da proteína NS5A, presentes no vírus.

No entanto , alguns médicos informam que esse  tratamento hoje só oferecido de forma gratuita pelo SUS para pacientes em estágios avançados da doença.

“Geralmente os pacientes chegam  já encaminhados com o diagnóstico. Assim, nós pedimos mais uma série de exames e constatamos o nível da doença em cada paciente, que se dividem em cinco grupos, com classificação de zero a quatro, e só tratamos o fibrose nível 3 e 4” – Dr. Aldoaldo Dimas

Cadastrados com Hepatite atende a aproximadamente dezeis mil pacientes em todo o Brasil, e com Hepatite C, são 2.500.

Se acaso você estiver buscando pelo tratamento saiba que isso é possível e que muitos estão recebendo a medicação, de acordo com as normas do ministério publico via demanda judicial.

“O tratamento é muito caro, mas o Brasil conseguiu negociar e o custo baixou o valor em 80%, ainda assim custando R$ 40 mil em média por paciente tratado. Por isso foram estipuladas as prioridades”, conclui o profissional.

Entre 2015 a 2020, a taxa de detecção de casos de hepatite C mostrou tendência crescente de diagnóstico em todas as regiões do país.

Infelizmente para se ter uma ideia, só no ano de 2019 foram encontrados mais 80 mil casos em todo Brasil.

Mas há uma noticia muito boa ,  junto com esse numero crescente no Brasil há uma curva positiva de tratamento para cura da hepatite C sendo cedido em todo Brasil.

Até o início de agosto de 2019 , de acordo com o Ministério da Saúde, foram entregues outros 5 mil tratamentos. Em 2019, o Ministério da Saúde adquiriu 42.947 tratamentos sofosbuvir/ledipasvir e sofosbuvir/velpatasvir.

Estamos garantindo prevenção, por meio de vacinas, e diagnóstico, com oferta de testes, além de tratamento medicamentoso. É muito importante que as pessoas acima de 40 anos procurem a unidade de saúde mais próxima para realizar testagem e se imunizar contra a hepatite B e que os pais vacinem as crianças contra hepatite A. Assim, conseguiremos tratar ainda mais pessoas e eliminar a sombra da hepatite do Brasil”, diz, em nota, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

E se você está buscando seu tratamento e está tendo dificuldade segue um passo à passo para que você conquiste seu medicamento de forma gratuita pelo SUS abaixo.

 

http://www.momentosaude.com.br/2020/01/01/como-obter-medicamento-de-alto-custo-pelo-sus/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *